LIBRAS e Língua Brasileira de Sinais
Entenda o uso da LIBRAS em projetos audiovisuais
Janela de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais.
A voz dos surdos são as mãos e os corpos que pensam, sonham e expressam. As línguas de sinais envolvem movimentos que podem parecer sem sentido para muitos, mas que significam a possibilidade de organizar as ideias, estruturar o pensamento e manifestar o significado da vida para os surdos. Pensar sobre a surdez requer penetrar no “mundo dos surdos” e “ouvir” as mãos que, com alguns movimentos nos dizem o que fazer para tornar possível o contato entre os mundos envolvidos, requer conhecer a “língua de sinais”. Permita-se “ouvir” essas mãos, pois somente assim será possível mostrar aos surdos como eles podem “ouvir” o silêncio da palavra escrita. (Ronice Müller de Quadros, S/D)
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua de sinais usada pela maioria dos surdos brasileiros e legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. Porém, apenas em 2002 a língua brasileira de sinais foi oficialmente reconhecida e aceita como segunda língua oficial brasileira, através da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. A Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim um idioma, com gramática, verbos e tempos próprios.
Janela de LIBRAS é o recurso de acessibilidade que insere em vídeos um pequeno quadro, normalmente no canto inferior direito da tela, aonde um intérprete de libras faz a tradução de português (ou qualquer outro idioma falado) para LIBRAS, de forma paralela a fala. Este recurso é extremamente importante para a comunidade de surdos, uma vez que a maior parte dessa população não é fluente na leitura da língua portuguesa escrita, o que por vezes prejudica sua plena compreensão através da utilização de outras ferramentas, como as legendas, principalmente em conteúdos educacionais.
Independente do tipo de conteúdo oferecido, nós fornecemos JANELA DE LIBRAS para o seu projeto, evento ou exposição em conteúdos gravados ou ao vivo.
Consulte a OpenSenses
Autor: Paullo Anaya
Revisão: Danilo Souza
Consultores OpenSenses