Blog

OpenSenses

Imagem de um homem assistindo a um filme com legendas em seu Tablet

Acessibilidade Audiovisual: Sua Empresa Está Pronta?

Entenda porque o uso de legendas em seu vídeo pode aumentar o número de visualizações

Em 2020, cada vez mais as estratégias de marketing têm se voltado para os recursos audiovisuais, como vídeos em canais de Youtube e redes sociais e também a inclusão de televisão digital em espaços comerciais e, diante dessa tendência, priorizar a acessibilidade nos ambientes públicos, digitais e comerciais é uma prática cada vez mais essencial, ajudando a incluir pessoas com deficiência no convívio social e facilitar o seu atendimento, ao mesmo tempo em que você aproveita a oportunidade de atrair novos clientes.

Atualmente, é possível encontrar vários recursos audiovisuais que contribuem com a inclusão das pessoas com deficiência nos estabelecimentos comerciais, e, dentre as que mais se destacam pela importância para o seu negócio são os sistemas de legendas.

Um produtor de conteúdo audiovisual deve ter em mente a inserção de legendas nos vídeos como um dos fatores essenciais.

Para ter ideia, 85% dos vídeos do Facebook são assistidos sem som. Sim, 85%! Observe que entre uma reunião e outra, aquela hora no ônibus ou metrô, uma fila de espera, muito conteúdo está sendo visto por aí em silêncio. 

Entendeu agora porque as legendas não são mera questão de preferência? Sem elas existem grandes chances do seu conteúdo ser rejeitado pelo seu público, já que o esforço para entender sua mensagem será enorme se acontecer apenas através de imagens. 

Além disso, as legendas passam a ideia de que seu vídeo possui uma produção bem feita, de qualidade. Detalhes importantes que agregam inconscientemente na experiência do usuário. 

Inclusive na vida de muitas pessoas, afinal, milhares de deficientes auditivos, por exemplo, também consomem conteúdos pela internet e tornar os seus vídeos acessíveis é mais do que necessário. 

Hoje, existem 3 serviços de legendagem para conteúdos audiovisuais que contribuem com a acessiblidade:

  • Legenda Oculta ou Closed Caption
  • LSE – Legendadem para Surdos e Ensurdecidos
  • Tradução de legendas

Todos esses recursos permitem que você consiga veicular vídeos informativos que sejam facilmente compreendidos pelo seu público, mesmo em ambientes barulhentos, como academias, bares e supermercados, ajudando a transmitir a mensagem desejada com sucesso.

Porém, muitas empresas parecem ainda negligenciar a importância dos recursos de acessibilidade audiovisual, tanto nos estabelecimentos comerciais quando em plataformas digitais, negligenciando a existência de uma ampla fatia de potenciais consumidores: as pessoas com deficiência auditiva.

Uma fatia que representava, em 2010, cerca de 5% da população, segundo dados do IBGE, o que não é pouco e significa milhares e milhões de vendas em potencial desperdiçadas sem os recursos de acessibilidade audiovisual.

As legendas e closed caption podem ser aplicadas de diversas formas em sua comunicação:

  • Informativos internos nos estabelecimentos comerciais
  • Cursos e videoaulas online
  • Vídeos do Youtube e Instagram
  • Exposições, Palestras e Shows

E são diversas as empresas que podem se beneficiar com o uso dos recursos de acessibilidade como legendas e closed caption, se você investe na produção de conteúdo audiovisual, você certamente chamará ainda mais público para o seu negócio se facilitar a compreensão da mensagem transmitida.

E essa mensagem pode até mesmo romper fronteiras: já pensou em atingir consumidores de outros países que podem ser beneficiados com os seus cursos online? Com os recursos de legenda você consegue, afinal, basta contratar um serviço de tradução profissional para essas legendas e agregar ainda mais valor e alcance para o seu negócio.

Saiba mais sobre como os serviços de acessibilidade audiovisuais podem contribuir com os seus negócios, consulte a OpenSenses!

 

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
Tags:

Compartilhe este post:

Categorias

Nos utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossos sites, em serviço de terceiros e parceiros, ao navegar pelo site, você autoriza a Open Senses a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.

Pular para o conteúdo