Blog

OpenSenses

Imagem de um microfone com fones pendurados

Audiodescrição ou AD

O Valor Da Audiodescrição No Audiovisual

A audiodescrição é um recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão consigam criar imageticamente a visualização  de conteúdos audiovisuais ou imagens estáticas, possibilitando assim uma plena compreensão deste conteúdo, sejam filmes, imagens estáticas, exposições, peças teatrais, ou seja, em todos os tipos de eventos visuais pode-se inserir o recurso de audiodescrição. Este recurso é direcionado ao público com deficiência visual, mas pode beneficiar públicos com outros tipos de necessidades, inclusive idosos.

Esta ferramenta consiste numa faixa de áudio adicional sobreposta à trilha sonora original da obra, aonde através de uma voz locucionada, o trabalho do Audiodescritor ganha vida, sendo este o profissional responsável por sintetizar e traduzir a informação visual em palavras que sejam capazes de incitar a geração de imagens quando escutadas por pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e idosos, para programas de televisão, cinema, dança, ópera e as artes visuais de forma geral. Quando utilizada a audiodescrição em vídeos, normalmente as falas são colocadas nas pausas naturais do áudio da obra e eventualmente, durante diálogos ou com a criação de uma “pausa sintética” na reprodução, quando considerado necessário para a melhor compreensão dos eventos visuais pelo usuário dessa acessibilidade.

Aonde quer que se necessite da AUDIODESCRIÇÃO, seja em conteúdos gravados ou ao vivo, a OpenSenses está preparada para tornar seu vídeo, evento ou exposição acessível.

Autor: Paullo Anaya

Revisão: Danilo Souza

Consultores OpenSenses

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Tags:

Compartilhe este post:

Categorias

Nos utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossos sites, em serviço de terceiros e parceiros, ao navegar pelo site, você autoriza a Open Senses a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.

Pular para o conteúdo