Blog

OpenSenses

Imagem de uma mulher conversando com um homem em LIBRAS

Libras e Língua Brasileira De Sinais

Entenda o uso da LIBRAS em projetos audiovisuais

Janela de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

A voz dos surdos são as mãos e os corpos que pensam, sonham e expressam. As línguas de sinais envolvem movimentos que podem parecer sem sentido para muitos, mas que significam a possibilidade de organizar as ideias, estruturar o pensamento e manifestar o significado da vida para os surdos. Pensar sobre a surdez requer penetrar no “mundo dos surdos” e “ouvir” as mãos que, com alguns movimentos nos dizem o que fazer para tornar possível o contato entre os mundos envolvidos, requer conhecer a “língua de sinais”. Permita-se “ouvir” essas mãos, pois somente assim será possível mostrar aos surdos como eles podem “ouvir” o silêncio da palavra escrita. (Ronice Müller de Quadros, S/D)

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é amplamente utilizada pela maioria dos surdos brasileiros como meio de comunicação e expressão. Embora não seja considerada o segundo idioma oficial do Brasil, a Libras foi reconhecida legalmente como um meio legítimo de comunicação por meio da Lei nº 10.436/2002, sancionada em 24 de abril de 2002. O reconhecimento legal da Libras representa um avanço significativo para a comunidade surda, garantindo seu direito à comunicação e inclusão.

Janela de LIBRAS é o recurso de acessibilidade que insere em vídeos um pequeno quadro, normalmente no canto inferior direito da tela, aonde um intérprete de libras faz a tradução de português (ou qualquer outro idioma falado) para LIBRAS, de forma paralela a fala. Este recurso é extremamente importante para a comunidade de surdos, uma vez que a maior parte dessa população não é fluente na leitura da língua portuguesa escrita, o que por vezes prejudica sua plena compreensão através da utilização de outras ferramentas, como as legendas, principalmente em conteúdos educacionais.

Independente do tipo de conteúdo oferecido, nós fornecemos JANELA DE LIBRAS para o seu projeto, evento ou exposição em conteúdos gravados ou ao vivo.

Consulte a OpenSenses

Autor: Paullo Anaya

Revisão: Danilo Souza

Consultores OpenSenses

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Tags:

Compartilhe este post:

Categorias

Nos utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossos sites, em serviço de terceiros e parceiros, ao navegar pelo site, você autoriza a Open Senses a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.

Pular para o conteúdo