O mês de setembro reúne diversos acontecimentos que fortalecem a comunidade de pessoas com deficiência auditiva. E claro, a Open Senses está aqui para celebrar e conscientizar como podemos acolher essas pessoas no dia a dia.
Entre os dias 6 e 11 de setembro de 1880 aconteceu o Congresso de Milão, considerada a primeira conferência internacional de educadores de surdos. Infelizmente na época, não foi possível conquistar avanços na educação de pessoas surdas, pelo contrário, ataram as mãos e calaram a voz dessa comunidade afirmando a superioridade da língua falada.
Com isso foi proibido o uso da língua de sinais na educação e imposto o oralismo. Somente em julho de 2010, no 21º Congresso Internacional de Educação de Surdos (sediado em Vancouver, Canadá) houve uma votação formal e todas as resoluções do Congresso de Milão foram rejeitadas.
No Brasil, em 26 de setembro de 1857, de forma pioneira antes das discussões internacionais, foi fundada a primeira escola de surdos pelo prof. francês, surdo, Eduard Huet, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que fica no Rio de Janeiro.
Porém, apenas em 2002 a língua brasileira de sinais foi oficialmente reconhecida e aceita como segunda língua oficial brasileira, através da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. A Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, com gramática e verbos próprios.
Por isso, neste mês temos muitos dias especiais para comemorar:
23/09 – Dia Internacional da Língua de Sinais
26/09 – Dia Nacional dos Surdos
30/09 – Dia Internacional do Surdo
30/09 – Dia Internacional do Intérprete de Libras
Queremos deixar uma homenagem especial para toda a equipe de intérpretes de Libras da Open Senses que nos auxilia a humanizar a comunicação em eventos, transmissões on-line e vídeos. Acreditamos que o conhecimento passa por muitas mãos até transformar a vida de uma pessoa, e você intérprete é uma delas! Muito obrigado.