Transcrever filmes, novelas, séries, telejornais e diversos programas de TV ou streaming é um dos caminhos mais simples para garantir inclusão ao seu conteúdo. Podem ser pessoas 100% surdas, ou ensurdecidas parcialmente, ou ainda facilitar a compreensão de idosos. O importante é gerar uma comunicação acolhedora, onde todos que estão à volta da tela podem compreender a mensagem simultaneamente.
Para isso, existem 3 tipos diferente de legendas que atendem necessidades específicas. Vamos conhecer?
Legendas comuns
São todos os textos que tornam acessíveis diálogos ou narrações de um conteúdo. Basicamente, ela fica sobreposta à imagem e transcreve tudo o que está sendo falado na língua escolhida. Por isso também é muito usado em traduções, como em séries da Netflix.
Legenda oculta ou Closed Caption
É um sistema de transmissão de legendas via sinal de televisão. Essas legendas podem ser reproduzidas por um televisor que possua função desta tecnologia, e tem como objetivo permitir que os deficientes auditivos possam acompanhar os programas transmitidos. As legendas ficam ocultas até que o usuário do aparelho acione a função na televisão através de um menu ou de uma tecla específica. Aqui, seu uso ideal é em espaços públicos, para que pessoas surdas possam consumir o mesmo conteúdo, como em restaurantes, salas de espera, ambiente hospitalar, entre outros.
LSE – Legendagem para Surdos e Ensurdecidos
Esta é a forma de legenda mais completa que existe para quem apresente deficiência auditiva. Além de apresentar as falas contidas no vídeo, ela exibe informações adicionais como indicação da personagem falante, efeitos sonoros, descrição dos sons ambientes, músicas, ruídos, ruídos, entre outros. Esses detalhes aumentam a percepção do ouvinte, garantindo uma compreensão melhor. Geralmente aparece entre colchetes na parte escrita para não confundir com as falas.
E ainda é possível combinar soluções como ter Closed Caption que use as funções da LSE. Aqui na Open Senses temos um time de consultores pronto para identificar qual a sua real necessidade e transformar seu conteúdo audiovisual em um recurso acessível para todos.