Um novo movimento tem sido tendência no recrutamento para empresas: as vagas para idosos. São programas voltados exclusivamente à contratação nas faixas etárias 50+ ou 60+. O foco é atrair a terceira idade, inclusive aposentados, mantendo eles ativos no mercado de trabalho.
Para quem é contratado, essa é uma boa opção de renda extra, além dos benefícios psicológicos de atuar profissionalmente, ajudando na formação de novas gerações. Para as empresas, é a oportunidade de contar com uma mão de obra experiente, colaboradores mais engajados e disponíveis. Assim os dois lados saem ganhando.
Mundialmente já vivemos um envelhecimento da população, que tende a se acentuar nas próximas décadas. Estamos diminuindo o número de jovens disponíveis para diversas atividades. Um estudo da FGV – Fundação Getúlio Vargas mostra que em 2040, 57% dos trabalhadores terão mais de 45 anos. O Brasil tem hoje 7 milhões de trabalhadores acima de 60 anos. E a força de trabalho no país deverá ficar cada vez mais nas mãos de quem é experiente, afinal as empresas querem contratar essas pessoas.
Mas, para acolher esse “novo time” é fundamental que as empresas pensem em formas de humanizar os processos e a comunicação. As “tarefas de sempre” agora acontecem no ambiente digital, desde o recrutamento se fazendo valer de sites para receber currículos, ou mesmo aplicativos que dinamizam operações no dia a dia dos já contratados.
Na Open Senses oferecemos serviços que facilitam esse processo. Quando falamos de sites acessíveis, serviços de legendas, por exemplo, atendemos todas as pessoas que apresentam uma necessidade especial, inclusive idosos.
Podem ser simples ajustes, como o contraste de cores ou a possibilidade de alterar o tamanho da fonte, mas que já beneficiam as interações pelo público mais idoso. Se você quer ser uma empresa reconhecida pela diversidade de gerações precisa se preparar. Oferecemos uma consultoria completa em acessibilidade comunicacional para sua empresa ser inclusiva.
Entre em contato e converse com nossos especialistas.