A cidade de São Paulo já é tradicionalmente reconhecida por seu Festival Natal Iluminado, uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Prefeitura que celebra o período com decorações pelo centro da capital e diversos eventos gratuitos.
A intenção é levar mais luz, acolhimento e arte para as ruas e prédios icônicos. E claro que a Open Senses não poderia ficar de fora dessa celebração. No último dia 14, estivemos com nossa equipe de intérpretes de Libras fazendo a tradução simultânea do evento de abertura do Festival direto da Catedral da Sé.
Uma multidão tomou conta do espaço para assistir a apresentação da Orquestra de Heliópolis. O evento ainda contou com as presenças de Dom Odilo Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, do atual prefeito Paulo Ricardo Nunes, do presidente da ACSP Roberto Mateus Ordine, entre outras autoridades. Acreditamos que com a interpretação de Libras, mais pessoas presentes puderam compartilhar a mensagem dessa iniciativa e viver esse momento com alegria.
E não para por aí. Até dia 26 de dezembro, quem passar pela Praça do Patriarca, também poderá conferir a instalação “Bolhas” 100% acessível.
Para explorar cada canto do Natal Iluminado é só baixar o Open Maps agora mesmo, ou fazer a leitura do QR Code no banner central da exposição. Assim, pessoas com deficiência visual ou cognitiva podem explorar o local com facilidade e autonomia. Além de texto, oferecemos recursos de áudio, vídeo e imagens para uma experiência completa e inclusiva.
Essa instalação conta com mais de 50 bolhas retro iluminadas estampadas com obras feitas pelos artistas do coletivo Os Tupys, a primeira geração do grafite brasileiro, realizadora das primeiras pinturas do Beco do Batman, túneis e espaços públicos de São Paulo, formada por Zé Carratu, Carlos Delfino e Ciro Cozzolino.
Que o espírito do Natal esteja sempre acessível a todos. Afinal, momentos especiais merecem ser compartilhados com pessoas especiais. Boas festas!