Você já notou que, cada vez mais, os vídeos que se vê na internet estão legendados? Saiba que isso não é um modismo ou uma “frescura”. As legendas tornam os conteúdos acessíveis aos mais diversos públicos e não apenas para pessoas com deficiência auditiva, como muitos podem pensar. As legendas ou o closed caption, são utilizados, inclusive, por pessoas que não gostam ou podem assistir aos vídeos com áudio e até em lugares barulhentos quando não é possível ouvir claramente.
Se você é usuário de rede social, certamente já assistiu a muitos vídeos e stories do Instagram sem áudio, apenas acompanhando o conteúdo pelas legendas. Ou então, só clicou para assistir o vídeo completo, depois de ler do que se tratava pelas legendas.
Talvez você também já tenha vivido a experiência de estar em um local com muito ruído e notar que um programa ou notícia interessante estava passando na TV, mas não conseguir ouvir.
É por isso que muitos estabelecimentos ativam o closed caption, assim os clientes podem acompanhar a programação sem aumentar ainda mais o nível de barulho do ambiente.
Você sabia que nunca se produziu tanto conteúdo em vídeo como atualmente? Segundo um estudo da Inside Video 2022, 63% de todo o conteúdo publicitário veiculado no Brasil, em 2021, foi feito em formato de vídeo.
Se o seu negócio não utiliza vídeos para alcançar clientes em potencial, fortalecer o branding e criar conexão com a audiência, é hora de repensar as estratégias de comunicação e marketing sob risco de ser ultrapassado pela concorrência.
Tendo em vista o crescimento contínuo das redes sociais, como o Instagram e Tik-Tok, e que os consumidores são cada vez mais dependentes a internet, grandes usuários de streamings e esse percentual só tende a crescer – é hora de entender exatamente como as legendas podem ser o diferencial de um vídeo visto e de um conteúdo ignorado.
Por essas e outras razões que você vai descobrir neste artigo, é hora de começar a legendar os seus conteúdos ou da sua empresa. Confira outros motivos para utilizar legenda:
– Acessibilidade, inclusão e alcance
– Destaque
– Comodidade e respeito
Siga a leitura e compartilhe com outras pessoas se este conteúdo foi relevante para você.
Acessibilidade, inclusão e alcance
Segundo dados do IBGE, de 2021, existem cerca de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil – sendo que 2,7 milhões não ouvem absolutamente nada. Isso representa 5% da população brasileira.
Ou seja, para 10 milhões de pessoas – um número bastante considerável – a legenda é fundamental para o consumo e compreensão de vídeos. Sem legenda, o conteúdo é descartado, pois é inacessível para esta parcela da população.
Usar os termos “descartado” e inacessível, em outras palavras, significa privar essas pessoas de acesso à informação. E mais: no final das contas é a sua empresa que deixa de vender um produto ou prestar um serviço para o enorme público de 10 milhões de indivíduos.
Pessoas surdas ou com baixa audição são consumidores em potencial e a sua empresa precisa compreender isso, tornando os conteúdos do site institucional, os vídeos das redes sociais e o atendimento ao cliente, acessíveis a todos.
Vale ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) projeta que, até 2050, cerca de 900 milhões de pessoas no mundo terão algum grau de surdez. Por isso, legendar seus vídeos é garantir inclusão e também pensar no futuro do seu negócio.
Vamos pensar na ideia dos legendados. Embora o inglês seja bem difundido no mundo, não é todo mundo que o domina para assistir e compreender um vídeo, um episódio de série ou uma propaganda.
Esse conceito bastante simples, vale também para o seu negócio, que, se for divulgado com um vídeo legendado, certamente terá muito mais alcance sendo acessível a todas as pessoas, independente da capacidade auditiva.
Destaque
Um segredo da internet que nem todo mundo conhece é que plataformas como o Google e o YouTube valorizam os vídeos que estão legendados, posicionando-os melhor em seus serviços de busca e, assim, fazendo com que eles tenham mais alcance.
Se o alcance aumenta, as chances do engajamento ser melhor também existem. Assim, não basta apenas gravar um vídeo e pensar em um bom roteiro. É preciso ir além e pensar na acessibilidade, nos diversos perfis que podem se interessar pelo conteúdo.
Para complementar esse assunto, confira esse outro artigo aqui do blog da Open Senses sobre audiodescrição em vídeos, um recurso inclusivo excelente para pessoas cegas, com baixa visão, idosos e dislexia.
Comodidade e respeito
Se uma pessoa, por qualquer razão, não puder ativar o som do seu vídeo e ele não tiver legenda, muito provavelmente o conteúdo será ignorado. E sabe por quê?
Uma pesquisa sobre comportamento de consumo de vídeo apontou que 75% das pessoas afirmam manter o telefone no modo mudo, mesmo enquanto assistem a um vídeo.
Embora os números variem de geração para geração (85% para Millennials contra 64% para Gen X), este comportamento de assistir aos vídeos sem som já virou um hábito.
Portanto, a legenda, além de recurso de acessibilidade, é uma forma de tornar o seu conteúdo mais atrativo porque as pessoas poderão assistir e compreender do que se trata sem precisar ativar o som e sem incomodar outras pessoas.
Não é sempre que estamos com fones de ouvido à disposição, embora estejamos conectados na internet muitas horas por dia. Sempre com o celular na mão, consumimos conteúdo no transporte público, na sala de espera de um consultório, na biblioteca, no trabalho e em outros ambientes em que o som não pode ser alto.
Em todas essas situações, a legenda é a solução ideal.
Conclusão
Como você percebeu, legendar os vídeos e conteúdos não é uma moda passageira e nem uma frescura. É um dever para com as pessoas surdas, com deficiência auditiva e idosos, e também uma necessidade mercadológica.
Com as legendas o seu conteúdo ganha alcance, se torna mais acessível e inclusivo, e fica em destaque nos serviços de buscas da internet, além de poder ser visto sem incomodar outras pessoas que estão no mesmo ambiente.
Se você ainda não entendeu qual a importância e o valor da legenda, imagine se o texto que você acabou de ler só estivesse disponível em áudio e apenas em um idioma que você não domina. Por mais interessante que ele fosse, você deixaria de assistir porque ele não é acessível a você.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas entendam a importância das legendas em vídeos.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!