Blog

OpenSenses

Copa do Catar: a copa da inclusão

Copa do Catar: a Copa da acessibilidade

A Copa do Catar já entrou para a História como a mais peculiar de todas, a começar por ser realizada no fim do ano. Além disso, cultura, localização e características ambientais colaboram para tornar o evento ainda mais diferente de todas as Copas anteriores. Agora o que poucos sabem é que a Copa do Catar é também a Copa da Inclusão e Acessibilidade.

A estimativa do governo do Catar indica que 1,2 milhão de pessoas irão ao país assistir o evento e esse número se soma aos outros 5 bilhões de pessoas que vão assistir pela televisão, segundo a Fifa. 

Tais números grandiosos devem nos fazer pensar que dentre tantas pessoas existem os mais diversos públicos. Inclusive, pessoas com deficiência auditiva, física, visual, intelectual e outras.

Você sabia que, segundo o IBGE, no Brasil existem 45 milhões de pessoas com deficiência (PCD)? Elas representam 4% da população brasileira e necessitam de tecnologia e adaptações diversas para ter acesso à educação, lazer, transporte, saúde, enfim, para ter uma vida plena e de qualidade.

Garantir acesso a tudo isso é promover um direito universal previsto na Convenção Internacional do Direito das Pessoas com Deficiência e na Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13146), além de  transformar a vida de pessoas com deficiência com cores, sons, conhecimento, cultura e muito mais. 

É nesse sentido que a Copa do Catar ficará marcada também como a Copa da acessibilidade e da inclusão. A Fifa, em parceria com o país-sede, tomou providências efetivas para aumentar a inclusão e tornou o seu principal evento – a Copa do Mundo – em algo realmente acessível a todos os tipos de torcedores. 

Aliás, tais cuidados servem de exemplo para todos os tipos de negócio ao redor do mundo. Pensar em inclusão é, além de democrático, muito positivo para a sua empresa.

Não apenas do ponto de vista financeiro, mas também na construção e fortalecimento da sua marca, do seu branding. Não importa o segmento, seja  um restaurante, uma loja, uma clínica de estética, um mercado, uma farmácia ou qualquer outro.

A acessibilidade é um direito e Open Senses tem diversos serviços que podem auxiliar a sua empresa, negócio, serviço ou produto a alcançar todos os públicos. 

Neste texto, você vai conhecer os serviços de acessibilidade oferecidos pela Open Senses e as medidas criadas pela Fifa para garantir a inclusão dos torcedores com deficiência. Veja quais serão os tópicos:

– Melhorias nos transportes públicos e na infraestrutura urbana

– Salas sensoriais

– Conteúdo digital em braile

– Comentários áudio-descritivos nos jogos

– Primeira transmissão com legenda, libras e audiodescrição  no Brasil

– Open Senses: serviços e tecnologias assistivas

Siga a leitura para descobrir quais adaptações de acessibilidade foram feitas para tornar a Copa do Mundo um evento inclusivo.

Melhorias nos transportes públicos e na infraestrutura urbana

Um dos principais desafios para pessoas com deficiência, seja ela física, auditiva ou visual, é se locomover de forma segura pelas ruas da cidade. No Brasil, poucas cidades têm as adaptações de acessibilidade para garantir o direito de ir e vir.

Com a péssima qualidade das calçadas, falta piso tátil, rampas de acesso para cadeirantes, sinais de pedestre sonoros para pessoas com baixa visão ou cegas etc, sair de casa é algo muito difícil para quem tem deficiência. O que contribui para a exclusão e isolamento desses indivíduos.

Então, não é preciso pensar muito para chegar à conclusão de que, quando um país decide ser sede da Copa do Mundo, ele precisa fazer melhorias em diversas áreas e uma das mais importantes é o transporte público. 

Segundo Josélia Neves, moçambicana, professora na Hamad Bin Khalifa University e especialista em comunicação acessível e inclusão, até pouco tempo atrás quase não se falava em legenda para surdos (closed caption) e audiodescrição para cegos, no Catar.

Porém, a Copa foi uma mola propulsora para dar mais visibilidade à questão da acessibilidade e acelerar as mudanças necessárias. O Conselho Nacional de Turismo do Catar criou o Acess Hub e desenvolveu um sistema de classificação com as exigências mínimas obrigatórias para todos os estádios e eventos, levando em consideração a experiência da Fifa em outras edições.

O Aeroporto Internacional de Doha, a capital do Catar, passou por diversas modificações para garantir acesso à informação adaptada de pré-voo, acessos apropriados e com direito a prioridade de embarque, além de profissionais capacitados para atender PCDs.

O metrô de Doha também fez adaptações e nas 37 estações, os turistas PCDs encontram mais facilidade em conexões e tempo de viagem menor. Nas ruas, foram construídos meios-fios rebaixados, houve alargamento de calçadas e implantação de pavimentação tátil. 

Salas sensoriais

Desde 2017, alguns estádios do Catar contam com salas sensoriais para pessoas com deficiência intelectual ou neurodivergentes. Esses espaços são fechados e oferecem conforto acústico, já que a grande quantidade de pessoas, luzes e sons altos, podem deixar esses torcedores mais agitados.

Assim, as salas sensoriais possuem materiais, luz especial e pouco barulho,condições que auxiliam na regulação dos PCDs que se sentirem com sobrecarga sensorial.

Conteúdo digital em braille

Mais uma incrível novidade que estreou na Copa do Catar é uma tecnologia que transforma conteúdo digital em braille, em tempo real. A partir do download de um app no smartphone e o emparelhamento deste com uma espécie de “controle remoto”, pessoas com deficiência visual conseguem sentir na ponta dos dedos as letras em braille.

Conforme o celular faz a leitura digital e envia os comandos para “controle remoto” que reproduz o texto em alto relevo, garantindo a experiência futebolística para todos.

Comentários áudio-descritivos

Por meio de um aplicativo chamado FIFA Interpreting (Android | iOS) disponibilizado nos estádios para pessoas com deficiência visual completa ou parcial, o usuário poderá ouvir a descrição completa de tudo o que está acontecendo no jogo.

É a emoção dos estádios aliada à precisão das narrações esportivas e às tecnologias assistivas, garantindo acessibilidade a todos.

Primeira transmissão com legenda, libras e audiodescrição  no Brasil

A Copa do Catar será a primeira com transmissão televisiva com tecnologias assistivas. No jogo de abertura, nas partidas do Brasil e na final, estarão disponíveis as opções de audiodescrição, legenda e libras nos canais Sportv e no 533 da Claro TV+.

Open Senses: serviços e tecnologias assistivas

A Open Senses 

Investir em tecnologias assistivas para o site do seu negócio é uma forma de promover a democratização de informação e garantir acesso de todos os públicos àquilo que você vende, seja um produto ou serviço.

Vale lembrar que 45 milhões de brasileiros têm deficiência (IBGE) e não adaptar seu site, seu atendimento ao cliente e outros processos, é deixar de se comunicar com esse público em potencial.

Dentre as tecnologias assistivas que fazem parte do rol de serviços oferecidos pela Open Senses estão: 

  • áudio-descrição
  • janela de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
  • ASL (American Sign Language)
  • LSE (Língua de Sinais Espanhola)
  • LSI (Língua de Sinais Internacional)
  •  quatro tipos de legenda
  •  tradução em vários idiomas e  locução
  • plataforma digital totalmente acessível para Educação a Distância (EAD) e consultoria em acessibilidade.

Acesse este link e conheça mais detalhes de cada uma dessas tecnologias e serviços. 

Conclusão

O Futebol nasceu e cresceu como um esporte popular, mas as pessoas com deficiência não foram incluídas ao longo do tempo. No Brasil, ainda falta acessibilidade para chegar aos estádios e dentro dos mesmos.

Nesta edição da Copa do Mundo, vemos um esforço por parte da Fifa e do país sede em ampliar a acessibilidade e inclusão dos torcedores com deficiência. Com diversas medidas para democratizar o maior evento futebolístico do mundo, fica o exemplo para que outros países sigam pelo mesmo caminho.

Se o seu negócio ou empresa na qual você trabalha precisa iniciar ou melhorar a acessibilidade, contate a Open Senses. Nós oferecemos consultoria para exposições, museus, eventos e diversos tipos de projetos.

Deixe um comentário abaixo se este conteúdo foi relevante para você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Tags:

Compartilhe este post:

Categorias

Nos utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossos sites, em serviço de terceiros e parceiros, ao navegar pelo site, você autoriza a Open Senses a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.

Pular para o conteúdo